14 Jul 2022 | HRS

Instituto Talentos amplia presença na rede Facesp


Duzentas Associações Comerciais da rede Facesp com o serviço ativo, o que representará mais de cinco mil estudantes exercendo a função de estagiário ou de aprendiz. Estas são as metas que o Instituto Talentos (Intal) pretende atingir em 2022. 

Organização Social sem fins lucrativos, que visa a integração do jovem ao mercado de trabalho, por meio de ações que complementam e fortalecem o processo de aprendizado e desenvolvimento profissional, o Intal é um importante parceiro das ACs e tem se consolidado como um dos principais produtos do portfólio da rede Facesp. 

“A Facesp passou a ter no Instituto Talentos um dos pilares do Plano de Fortalecimento (PFor), programa criado para oferecer condições econômicas e estruturais para que as Associações Comerciais possam crescer e se desenvolver”, afirmou o superintendente-geral da Facesp, Natanael Miranda dos Anjos. Atualmente, 125 ACs contam com o serviço. 

“A cada semana, novas ACs têm se juntado ao nosso time, fazendo com que o Intal seja o maior agente de integração do Estado, em número de cidades atendidas”, afirmou o presidente do Instituto Talentos, Afonso Lamounier. “Além de prestar um serviço que agrega valor à entidade e beneficia o associado, a AC é remunerada por este trabalho”, frisou. 

Lamounier ressalta que há Associações Comerciais que já contam mais de 100 estagiários, “o que gera receitas mensais importantes”. “A AC que conta com o Intal passa a ter uma grande visibilidade, principalmente pelo caráter social do serviço, uma vez que as portas do mercado de trabalho são abertas aos estudantes”, avaliou. 

Ao longo dos últimos seis anos, o Instituto Talentos já beneficiou mais de 125 mil jovens alunos, que passaram a atuar como estagiário ou aprendiz. 

SOLUÇÕES 

O Instituto Talentos coloca à disposição soluções inovadoras aos empreendedores associados e ao Poder Público local. Os programas de estágio e de aprendiz, por exemplo, permitem que as empresas contratarem estudantes para realizar atividades laborais, sem vínculo empregatício. Com isso, as empresas tem a isenção dos encargos sociais e trabalhistas de uma relação de trabalho. 

E por meio do apoio do Intal, as prefeituras podem manter os estagiários ativos o ano todo. “Dada a configuração jurídica do Instituto, a parceria pode ser feita com dispensa de licitação, o que facilita o acordo”, explica Lamounier. 

Para mais informações sobre o Instituto Talentos: http://institutotalentos.org.br/

 

Voltar