08 Ago 2022 - hHRS

ACE convida prefeitura e realiza importante reunião para solução conjunta de demandas municipais


ACE convida prefeitura e realiza importante reunião para solução conjunta de demandas municipais

A diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Paraguaçu Paulista, por meio de seu presidente, o vereador Fábio Santos, convidou o prefeito municipal, Antian Sassada e sua equipe para uma reunião com o objetivo de tratar demandas municipais importantes.

Estiveram presentes na reunião, representando a ACE Paraguaçu, o Presidente Fábio Santos, o Gestor, Fernando Rocha e os Diretores Sergio Henrique, Wadson Caetano e Clemente Junior. Da prefeitura compareceram o Prefeito Antian, o Chefe de Gabinete, Líbio Taiette Junior e os diretores de Cultura e Turismo, Rubens Aleixo; e da Indústria e Comércio, Cícero Ribeiro.

O Presidente Fábio Santos fez a abertura da reunião, que aconteceu na sede da ACE no dia 04 de agosto, e agradeceu a presença de todos e, em especial, a atenção do Prefeito Antian, que fez questão de estar presente, acompanhado de parte de sua equipe.

A primeira questão debatida foi a elaboração de um calendário municipal de eventos, incluindo programações especiais aos finais de semana e a realização de um festival gastronômico na cidade. O diretor Rubens Aleixo informou que a proposta já está sendo submetida ao Conselho Municipal de Turismo e a ACE será convidada para compor as ideias e chegar à proposta final.

Ainda na área de Turismo, Rubens Aleixo informou que a prefeitura já está tomando as providências para antecipar a instalação de uma decoração especial para as festas natalinas, o que deve inclusive ser ampliada para este ano.

Em complementação a esta informação, o Chefe de Gabinete, Líbio Junior, informou que todo o centro comercial da cidade está sendo acompanhado por ações da Atividade Delegada, desenvolvida numa parceria entre a prefeitura e a Polícia Militar. Ele informou ainda que, na cidade, existem cerca de 1.200 pontos que são monitorados por câmeras e que todas estão em pleno funcionamento, sendo que a prefeitura já está providenciando o aumento da quantidade de pontos e interligando essa central de monitoramento aos principais sistemas, como o Detecta, que facilita o trabalho das corporações na cidade, oferecendo maior segurança aos cidadãos.

Ainda em relação ao centro da cidade, diretoria da ACE e equipe da prefeitura, debateram as ideias e soluções em relação a instalação de um banheiro público. O coreto foi descartado em função de uma série de questões, sendo a principal delas, a falta de acessibilidade. O diretor Clemente Junior afirmou que, como vereador, fez uma sugestão de instalação de um WC móvel no centro que, com acessibilidade e manutenção, atenderia a demanda no horário de funcionamento do comércio e em outros pontos onde fosse necessário. Existem hoje, ótimas opções no mercado, segundo informou.

Outro ponto importante na reunião, foi a reabertura da rua Irmã Gomes, ao lado da praça da Matriz e, sobre isso, o prefeito afirmou que só será possível após amplo debate com a população, e especialmente, com aqueles que serão afetados pela ação, como os comerciantes, a Polícia Militar e moradores, instalados no local.

Outro debate importante na reunião foi as condições da fiação que hoje existe nos postes da cidade, não só no centro, como nas ruas da cidade, colocando em risco a vida das pessoas e deixando a cidade com uma imagem de desleixo. Por isso mesmo, a prefeitura fez uma reunião com a Energisa e está definindo as responsabilidades da concessionária, das empresas de telefonia e internet e da própria prefeitura, o que deve chegar a um bom termo, em breve.

O prefeito e seus diretores agradeceram a oportunidade e elencaram uma série de ações que estão sendo desenvolvidas pela gestão na cidade como a ampliação da iluminação em LED, modernização da sinalização de trânsito e, em breve, o funcionamento da JUCESP, que, por não cobrar as taxas de balcão, deverá atrair novos investimentos para a cidade.

A reunião também serviu para debater os atrativos turísticos como a Maria Fumaça, o Grande Lago, a Fonte Luminosa e o novo Camelódromo. A Maria Fumaça depende de liberação da RUMO, mas que possivelmente em outubro deve estar em operação, assim que a liberação vier. Já o Grande Lago está com problemas de licitação para o Parque Aquático e a prefeitura está procurando agilizar nova licitação para que uma nova empresa de continuidade ao projeto, visto que a empresa anterior acabou de registrar sua desistência. A Fonte Luminosa deverá ser reformada pelo seu miolo, o que até o final do ano deve estar pronta e em condições de uso, ficando as laterais da praça, para serem reformadas no período do final do ano em diante. E, em relação ao novo Camelódromo, a prefeitura deverá efetuar melhorias para ajudar o trabalho das lanchonetes instaladas na praça, enquanto que as barracas de produtos e seus proprietários serão cadastrados para realocação no espaço que está sendo concluído na avenida Brasil, onde era o antigo almoxarifado municipal.

Por fim, o Prefeito foi questionado sobre o Distrito Industrial e a prefeitura informou que está recuperando alguns terrenos cedidos irregularmente e que, com a aprovação da Câmara de Vereadores, mudou a regra para a concessão de espaços no distrito que agora só será feita mediante licitação pública.

A reunião, que superou positivamente a expectativa de duração, foi encerrada com o compromisso de uma nova rodada para que as demandas apresentadas tenham a merecida atenção e respostas por parte da prefeitura e, ao mesmo tempo, para que as outras demandas sejam estudadas em conjunto, buscando sempre a melhoria da cidade para as empresas e, principalmente, para os cidadãos.

O Presidente Fábio Santos agradeceu a presença de todos e disse que, assim como a ACE fez em outras administrações, com essa não poderia ser diferente, no sentido de buscar soluções importantes que possam incentivar as empresas da cidade e oferecer as melhores condições para os moradores de Paraguaçu Paulista.

 

Voltar