14 Abr 2023 - hHRS

ACE ALERTA MEIs


ACE ALERTA MEIs

Não é necessária cerificação digital para novo sistema nacional de emissão de nota fiscal eletrônica

A partir do dia 1º de setembro de 2023, MEIs – Microempreendedores Individuais, que prestam serviços para pessoas jurídicas deverão obrigatoriamente emitir suas Notas Fiscais de Serviço no padrão nacional, seguindo a Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) nº 169/2022.

A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) de padrão nacional estará disponível para MEIs em todo território nacional, independente do convênio do seu respectivo município, e o empreendedor já poderá emitir suas NFS-e pelo Portal de Nota Fiscal Eletrônica ou então pelo aplicativo "NFSe Mobile".

A Associação Comercial está alertando todos os MEIs que essa transição é tranquila e exige apenas um pequeno cadastro no Portal www.gov.br/nfse/pt-br, ou no aplicativo e nada mais. O alerta se faz necessário porque algumas pessoas estão se aproveitando dessa situação e pressionando os  MEIs para que estes comprem uma Certificação Digital.

“A Associação está preocupada com isso e orientando os empreendedores para que não façam esse sacrifício e gasto desnecessário nesse momento, pois para a emissão da Nota Fiscal Eletrônica no Padrão Nacional, não é necessária a certificação digital” – alertou o Presidente da ACE Paraguaçu – Wadson Caetano.

A principal mudança é a redução de burocracia, o que representa um salto em produtividade para os mais de 14 milhões de MEIs que terão que se cadastrar no portal ou no aplicativo e terão esta funcionalidade disponível gratuitamente.

“Os empreendedores não devem deixar o cadastro para a última hora e devem fazer diretamente no Portal. Aqueles que tiverem dificuldades a equipe da ACE poderá auxiliar nas orientações, mas é preciso que fique claro que não há a necessidade de aquisição da certificação digital nesse momento para esta transição” – alertou o Superintendente da ACE Paraguaçu, Fernando Rocha.

Voltar