23 Mar 2023 - hHRS

ACE dá início ao projeto Paraguaçu do futuro


Uma série de preocupações tem povoado as planificações da Associação Comercial e Empresarial de Paraguaçu Paulista, com o objetivo de ampliar as ações da entidade na cidade, buscando a melhoria da qualidade de vida de um modo geral, por meio de ações iniciadas no comércio local, mas que estendam o benefício à toda a cidade e sua população.

Uma dessas preocupações é o fato de que o apontamento do IBGE, durante a realização do Censo 2022, afirma inicialmente que o esperado crescimento populacional da cidade, para além da faixa de 45 mil habitantes, provavelmente não irá se confirmar.

Baseada nessa informação, ainda que extraoficial, a Associação Comercial se reuniu com o Sebrae para importantes alinhamentos de ações na Estância Turística. Nessa primeira reunião, estiveram presentes Juliana Sanches, Gerente do Escritório Regional do Sebrae em Marília; Fabiana Baldávia, Analista do Sebrae; Wadson Caetano, Presidente da diretoria da Associação Comercial de Paraguaçu; e Fernando Rocha, Superintendente de Gestão da ACE.

Buscando se antecipar a situações desafiadoras que devem ser impostas à cidade por conta de uma possível diminuição populacional, Sebrae e Ace, buscarão juntos um Plano de Ação para Paraguaçu Paulista. Diante disso, duas metas já foram esboçadas inicialmente e serão aprofundadas, nos próximos encontros.

A primeira delas é, dentro de uma visão macro, estabelecer um Calendário de Ações para o ano e, para isso, será feita uma análise criteriosa dos dados coletados pelo Sebrae e, a partir das deficiências apontadas, serão realizados cursos, consultorias e a disponibilização de todas as ferramentas disponíveis para contemplar essas situações, buscando inclusive a melhoria de projetos e programas hoje desenvolvidos, como o #ACEVisita, por exemplo.

“Vamos buscar e ampliar o apoio aos empresários da cidade, sempre pensando no todo, no macro, que é a cidade e sua população. Cada ação prevista deve impactar positivamente nesse sentido, atendendo à todos por consequência, temos que criar estratégias no presente que criem frutos no futuro, mas primeiro precisamos saber onde queremos chegar!” – afirmou Fernando Rocha.

A segunda ação será um planejamento minucioso, através de estudos que definirão o que queremos ser no futuro e o que devemos fazer para alcançarmos essa meta, delineando passo a passo, cada atividade e ação, estudando inclusive, cases de sucesso, desenvolvidos em outras cidades na região, com características e interesses semelhantes, para um pratica eficaz em Paraguaçu.

“Quero marcar minha gestão à frente da ACE com a realização desse estudo aprofundado das dificuldades e a propositura de ações que causem soluções. Me causa uma inquietude muito grande, informações que apontam para uma regressão da cidade, por isso, precisamos pensar já em um norte, para sabermos quem queremos ser no futuro, partindo hoje de um plano de ações concretas nessa direção. Temos a certeza que, para o aniversário de 100 anos de Paraguaçu Paulista vamos presentear a cidade e a população com a execução de um projeto robusto de desenvolvimento local, mas para isso precisamos dar o primeiro passo e já estamos trabalhando para isso” – finalizou Wadson Caetano – Presidente da ACE Paraguaçu.

Voltar