Acesso restritoCONSULTAS SCPC

 

ACE realiza Assembleia sobre o horário do comércio em 2017

ACE realiza Assembleia sobre o horário do comércio em 2017

Foi realizada nesta sábado dia 20 a assembleia que discutiu e aprovou o horário do comércio 2017

Foi realizado no último dia vinte do mês de agosto, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Paraguaçu Paulista, a Assembleia que discutiu e aprovou o horario do comércio para o ano de 2017.

Seguindo o estipulado por seu estatuto, ocorreu às nove horas da manhã a primeira chamada de sócios, conforme os editais de convocação, publicados nos jornais da cidade que também foram enviados por e-mail para todos os associados e por cópia do edital enviado nas empresas dos associados, como não houve números suficiente de associados, foi aguardado mais sessenta minutos, quando às 10 horas houve uma segunda chamada onde foi iniciada a assembleia, que contou com a presença dos associados que assinaram a lista de presença (clique aqui e veja a lista e ata completa).

Iniciando a assembleia o Gerente Executivo da Associação Comercial Fernando Rocha, em nome da Diretoria presente agradeceu a todos os empresários e representantes de empresas presentes na assembleia, Fernando antes do ínicio da assembleia agradeceu aos empresários e representantes presentes, lembrando a todos que foram convocadas cerca de 400 empresas para a assembleia.

Conforme o definido na pauta, Fernando iniciou o debate, apresentando a todos as duas propostas de horário de funcionamento do comércio para o Ano de 2017, frisando que a nova proposta foi baseada no horário definido pelas cidades da região e pela necessidade de criar ações para reduzir a migração de clientes de Paraguaçu para cidades da região. A ACE desenvolveu a nova proposta também baseada em dados estatístico do comércio local, que aponta que as vendas durante os dias úteis no período entre oito e nove horas da manhã, são responsáveis por cerca de apenas 2% das vendas do dia, portanto o novo modelo de horário, que contaria com abertura às nove horas da manhã em dias úteis, possibilitaria a abertura das lojas nos sábados até às quinze horas, dia que estatisticamente acontecem à maioria das vendas na semana.

Para embasar juridicamente a nova proposta o advogado e diretor da Associação Comercial Dr. Bruno Perobelli, fazendo o uso da palavra, explicou a todos sobre as regras da CLT, frisando que a jornada de trabalho deve ter quarenta e quatro horas semanais e que jornadas de trabalho de até seis horas, não há a obrigatoriedade de pausa para almoço, algo que ocorre em jornadas acima de seis horas, quando há exigência de pausa mínima de uma hora.

Nesse contexto o novo horário, com abertura às nove horas da manhã e fechamento às dezoito horas com intervalo de almoço de uma hora e meia e no sábado com abertura as nove da manhã e fechamento as quinze horas, geraria uma jornada semanal de quarenta e três horas e meia de trabalho, totalmente dentro dos requisitos da CLT.

Retomando a palavra o Gerente da ACE frisou que seria de grande importância a aprovação do novo modelo, pois nossos consumidores teriam mais tempo para adquirirem seus produtos no sábado, evitando que muitos destes saiam de nossa cidade para consumir em outros centros comerciais. Fizeram também o uso da palavra alguns empresários, onde alguns defenderam o atual modelo e outros novo modelo.

Conforme o estipulado pelo estatuto, após o debate feito, foi aberta a votação, foram passadas duas listas aos presentes, uma para assinatura dos que forem a favor do novo modelo e outra para assinatura dos que forem a favor do atual modelo, após a votação de todos,  por uma diferença de cinco votos, foi escolhida a manutenção do atual modelo de horário, com abertura do comercio em dois sábados até as 17h00min e os demais com fechamento as 13h00min.

Aprovado o modelo, o próximo passo foi a definição de quais sábados teriam a abertura até as 17h00min, e quais seriam os dias em que o comércio deveria permanecer aberto até as 22h00min, o Gerente da ACE então mês a mês coordenou a votação, que ficou da seguinte forma:

- Janeiro abertura até as 17h00min nos dias 07 e 14;

- Fevereiro abertura até as 17h00min nos dias 04 e 11;

- Março abertura até as 17h00min nos dias 04 e 11;

- Abril abertura até as 17h00min nos dias 08 e 15;

 - Maio a abertura até as 17h00min nos dias 06 e 13 e no dia 12 abertura até as 22 horas;

- Junho abertura até as 17h00min nos dias 03 e 10,

- Julho abertura até as 17h00min nos dias 08 e 15, ficando o Liquida Paraguaçu de 08 a 15;

- Agosto abertura até as 17h00min nos dias 05 e 12, ficando até as 22h00min no dia 11;

- Setembro abertura até as 17h00min nos dias 09 e 16;

- Outubro abertura até as 17h00min nos dias 07 e 14 ficando até as 22h00min no dia 11;

- Novembro abertura até as 17h00min nos dias 04 e 11;

- Dezembro o horário especial será da seguinte forma, sábados 09, 16, 23 comércio aberto até às 17h00min, dias úteis de 11 a 22 comércio aberto até as 22h00min, já no domingo dia 24 comércio aberto das 9h00min até às 17h00min.

Finalizando a reunião, sugiram algumas propostas que a equipe da ACE irá verificar a possiblidade de realização como, divulgar o horário especial de sábado por meio de placas “cabaninhas” que seriam colocadas em esquinas de grande circulação, outra proposta foi todas as empresas fazerem o calendário com os horários de abertura do comércio, padronizando a informação que é passada para os clientes. 

CLIQUE AQUI E BAIXE A ATA COMPLETA DA ASSEMBLEIA, INCLUINDO LISTA DE PRESENÇA E LISTA DE VOTOS

 



Galeria de foto


<< Voltar


dez jan 2015 2016

CURSOS E EVENTOS


Veja todos

PARCEIROS